Tratamentos » Ortopedia »
Neuroma de Morton

neuroma3O que é Neuroma de Morton?

Neuroma de Morton é uma condição dolorosa que afeta principalmente a região da “bola do pé”, mais comumente na área entre o terceiro e quarto dedos.

Representa uma tumoração não cancerosa que consiste em um espessamento do tecido em torno de um dos nervos do pé, que dá a sensibilidade dos dedos. Em alguns casos, o neuroma de Morton provoca dor aguda e ardor na região anterior da sola do pé. Os dedos do pé também podem formigar, queimar ou apresentarem sensação de  dormência.

Geralmente se desenvolvem em resposta a uma lesão, irritação ou sobrecarga na região anterior do pé.

Os tratamentos comuns incluem a mudança do padrão dos calçados. A utilização de corticosteróides injetáveis ou de cirurgia podem ser necessárias.

Uma queixa frequente do paciente com esta doença é a sensação semelhante ao pisar sobre uma pedra que estivesse escondida dentro do seu sapato ou em uma dobra da sua meia.

Uma queixa frequente do paciente com esta doença é a sensação semelhante ao pisar sobre uma pedra que estivesse escondida dentro do seu sapato ou em uma dobra da sua meia.

área frequente de formigamento e queimação

área frequente de formigamento e queimação

Pode ocorrer em pacientes fisicamente ativos fisicamente, principalmente nos que realizam de atividades que envolvam corrida e saltos.

Pode também ocorrer em pacientes que utilizam calçados mal ajustados aos seus pés.

Embora geralmente não seja uma condição grave, pode afastar o paciente das atividades rotineiras das quais ele mais gosta.

Felizmente, os tratamentos conservadores, como gelo e descanso, muitas vezes podem aliviar os sintomas.

A utilização do calçados adequados, juntamente com amortecedores e/ou palmilhas, pode ser tudo o que você precisa para evitar ou minimizar problemas associados com a metatarsalgia.

Quais são as causas do Neuroma de Morton?

Não se sabe ao certo o porquê exatamente ocorre o espessamento do tecido fibroso em torno do nervo acometido.

Parece ocorrer em resposta a um aumento de pressão e carga na região, ou mesmo pela irritação ou lesão de um dos nervos que inervam os dedos do pé.

 

metatarsalgia7O crescimento do tecido fibrosos e nervoso espessado (neuroma) representa parte da resposta do seu corpo a esta irritação, sobrecarga ou lesão.

Existem fatores de risco para o desenvolvimento do Neuroma de Morton?

Fatores que parecem contribuir para o desenvolvimento do neuroma de Morton incluem:

  • Utilização de calçados de salto alto e/ou apertados.
  • Prática de atividades esportivas de alto impacto como a corrida podem levar a traumas repetitivos e sobrecarga da parte da frente do pé.  Esportes que utilizam sapatos apertados, como o esqui na neve ou a escalada, por exercerem pressão exagerada sobre os dedos dos pés, também podem estar envolvidos.
  • Presença de deformidades nos pés – as pessoas que têm joanetes, dedos em garra, pés planos ou flexibilidade excessiva por frouxidão ligamentar  possuem maior risco de desenvolver o Neuroma de Morton.

Por acaso você se identificou com os sinais e sintomas apresentados?

Agende sua consulta para maiores informações, diagnóstico e tratamento adequados!