Unhas, Cabelos e Mucosas

Posted on

O tratamento das afecções das unhas, cabelo e mucosas (oral e genital) também fazem parte da área de atuação do dermatologista, muitas vezes em conjunto com outros profissionais.

As unhas são anexos muito importantes pela proteção dos dígitos e pelo seu aspecto estético. Há doenças que as afetam exclusivamente e outras que afetam também a pele. As doenças podem se manifestar como fragilidade, espessamento, alteração no formato e aspecto das unhas. O exame físico específico e muitas vezes exames auxiliares como o exame micológico direto (que avalia a presença de micose) são importantes para o diagnóstico correto das doenças que afetam as unhas., dentre as quais podemos citar a psoríase, micoses, líquen plano, traumas físicos, doenças sistêmicas, carências nutricionais, tumores, entre outras. Tanto o diagnóstico preciso como o tratamento correto destas afecções deve ser feito pelo dermatologista.

Os cabelos podem ser afetados por diversas doenças, que podem atingir tanto o couro cabeludo, como a dermatite seborréica, psoríase e dermatite de contato, quanto o pêlo, como a alopecia areata, alopecia androgenética (calvície) e os diversos tipos de foliculites como a decalvante, dissecante ou queloideana da nuca. Em quase todos os casos, a dermatose vem acompanhada de uma queda capilar maior que a usual. Por isso, faz-se necessário uma avaliação detalhada do dermatologista, que está capacitado a diagnosticar os mais diferentes tipos de afecções do couro cabeludo e cabelos por meio da história do paciente, exame físico e exames auxiliares quanto se fizer necessário.

A mucosa oral e genital também podem ser afetadas por doenças que acometem a pele como o líquen plano, líquen escleroso e atrófico, lúpus eritematoso, micoses (candidíase), tumores, ou por doenças específicas dessas áreas.  O diagnóstico e tratamento pode ser feito pelo dermatologista, que, quando necessário o faz com outros especialistas como o cirurgião dentista, cirurgião de cabeça e pescoço, otorrinolaringologista e ginecologista.