Tratamentos » Dermatologia »
Melasma

O melasma é uma condição crônica da pele que não afeta a saúde do indivíduo, mas traz muito desconforto pelo seu aspecto inestético. Caracteriza-se por manchas acastanhadas que afetam mais comumente as bochechas, testa e queixo, mas podem ocorrer em outros locais como os braços.

As mulheres na faixa etária reprodutiva, por apresentarem maior flutuação hormonal, e de pele morena são as mais afetadas. A gestação e o uso de algumas pílulas anticoncepcionais podem piorar ou mesmo desencadear a doença.  Mas o melasma também pode se apresentar em pessoas com a pele clara e em indivíduos do sexo masculino. Um fator determinante para o aparecimento do melasma é a exposição solar.

O tratamento desta condição cutânea consiste em um cuidado constante com a exposição solar por meio de filtros solares que devem ser reaplicados ao longo do dia, associados à  proteção física  como chapéus e bonés quando a exposição for direta e mais prolongada. São usados tratamentos tópicos diariamente em casa e a terapia pode ser complementada no consultório com a realização de procedimentos como os peelings químicos.