Doenças Bolhosas

Posted on

As doenças bolhosas são um capítulo muito especial das afecções da pele. Por vezes, tais dermatoses acometem também as mucosas, o que pode retardar o diagnóstico. A apresentação clínica deste grupo é muito peculiar e pode caracterizar-se pelo fácil descolamento e erosões na pele, que ocorre quando as bolhas são formadas na epiderme, a camada cutânea mais superficial. Incluímos neste grupo o pênfigo foliáceo, também conhecido como fogo selvagem, e o pênfigo vulgar.

No penfigóde bolhoso, epidermólise bolhosa, dermatite herpetiforme e penfigóide cicatricial das membranas mucosas, as bolhas são maiores e tensas, pois se originam nas camadas mais profundas da pele.

A maior parte das doenças bolhosas adquiridas são causadas pela produção de anticorpos pelo próprio organismo que atacam estruturas responsáveis em manter as células da pele aderidas.

O diagnóstico destas patologias não é simples e demanda além de expertise clínica a realização de exames como a biópsia de pele para o exame anátomo-patológico e imunofluorescência direta, que ajudam a determinar o tipo de doença bolhosa.

O diagnóstico e tratamento destas doenças não são simples e o dermatologista é o especialista mais indicado para seu acompanhamento.

Saiba mais no site da SBD – Doenças Bolhosas