Tratamentos » Dermatologia »
Câncer de Pele

tratamento cancer de pele em sao pauloO câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente na população mundial. Há três tipos de câncer de pele mais comuns dentre outros mais raros:

Tratamento para câncer de pele em São Paulo, SP – Clínica Movere

1) Carcinoma basocelular: é o mais frequente dos cânceres de pele. Apesar de sua natureza maligna ele cresce lentamente e raramente causa metástases à distância. Seu tratamento é de extrema importância, pois com seu crescimento ele pode comprometer tecidos e estruturas vizinhas.

2) Carcinoma espinocelular: também bastante frequente na população, em geral mais agressivo que o carcinoma basocelular, pois possui maior chance de se espalhar pelo organismo. Pode surgir a partir de queratoses actínicas, lesões pré-malignas causadas pela exposição solar sem proteção.

3) Melanoma: o câncer de pele mais agressivo, tem alta incidência de metástases e pode afetar jovens. É mais comum em indivíduos de pele e olhos claros, mas podem ocorrer também em pessoas com a pele morena e negra. Surgem mais frequentemente na pele sem lesão prévia, mas podem  aparecer a partir de pintas pré-existentes.  O diagnóstico precoce deste tipo de câncer é crucial, pois possibilita sua cura. Dessa forma, pessoas com muitas pintas, pele clara ou possuam antecedente pessoal ou familiar de melanoma devem ter a pele examinada por completo anualmente, no mínimo.

A exposição solar sem proteção adequada é um fator de risco importante para todos os tipos de câncer de pele. Entretanto, algumas lesões podem surgir em áreas cobertas, sem relação à exposição solar. Mesmo assim é fundamental nos conscientizarmos da importância do uso de filtro solar, o qual deve ser feito desde a infância, pois as exposições agudas com queimaduras e formação de bolhas são também perigosas, bem como a exposição solar crônica.

As pessoas com fatores de risco (como parentes com história de câncer de pele), peles claras, que possuem muitas pintas ou que notaram alguma mudança ou característica estranha em alguma pinta (mudança de cor, relevo, dor, coceira, sangramento, crescimento) devem ser examinadas por um dermatologista.

Maiores informações no site da SBD – Câncer de Pele